domingo, 24 de agosto de 2008

Teoria da Reflexividade Corporal

Domingo é foda. Esse dia tem um poder de gerar faíscas de idéias e convergir todas elas em uma confusa confluência cerebral, deixando o escritor incapaz de perceber sobre o que deve escrever e como deve passar isso aos leitores.

[Espero que confluência seja uma palavra que exista e o sentido dela seja o de união que eu utilizei no parágrafo acima]

Minha escolha de hoje: escolher uma frase e divagar a partir dela.

"Há fronteiras nos jardins da razão"

Sempre pensei muito racionalmente e achava que tinha o controle sobre tudo que eu pensava ou fazia, afinal somos só uma escultura mal acabada de carbono e nossos pensamentos não passam de reações químicas. Que mistérios poderiam haver em uma coisa que é facilmente explicada em uma frase que nem necessita de pontuação?

[As melhores revelações acontecem no sono, no banho ou no ônibus]

Os sonhos parecem ser essas tais fronteiras dos jardins da razão. Você se mantém semi-consciente e com o controle parcial das coisas estranhas que se passam enquanto dorme. Essa semana eu sonhei todo dia, e não me lembro do que aconteceu em nenhum deles, com exceção do último.

E hoje eu tive um sonho de sonhador, sonhei com um homem feito de espelhos, parecido com o T-1000 de O Exterminador do Futuro 2. Lembro que eu caminhava perto dele, que simplesmente ignorava a minha presença, e conseguia ver o mundo refletido e distorcido. Acordei com vontade de pensar e resolvi tentar interpretar o significado desse sonho (não tenho a revista da Avon sobre interpretação de sonhos).

Chamem-me de profeta, insano ou o que preferirem, mas acredito que o homem não era um homem, era uma alma qualquer. Uma alma humana.

A alma humana é como uma oca casca de espelho. Refletimos e deformamos tudo o que está ao nosso redor o tempo todo, sem nem sabermos ou nos importarmos com isso.

[Sabe a impressão de que a psicodelia faz a gente se sentir satisfeito e dormente mesmo quando nosso cérebro deveria pensar o contrário?]

E o que isso significa exatamente? É mais ou menos aquele lance de determinismo que a gente aprende nas aulas de história, é mais ou menos aquele lance de "diz-me com quem andas que eu te direi quem és", é mais ou menos alguns outros lances que você possa imaginar estarem conectados com isso.

A cada dia nos tornamos reflexos distorcidos dos que nos rodeiam. Acabamos por sentir algo parecido, e diferente de alguma maneira, com o que sentem. Quanto maior a proximidade da outra pessoa, maior e mais nítido é o seu reflexo, mais nos parecemos com ela para quem olha a uma distância maior. As nossas atitudes e sentimentos acabam sendo refletidos nos outros mais do que podemos notar.

Muitos reflexos funcionam como filmes fotográficos. Com uma grande exposição, os reflexos ficam marcados por muito tempo, só saindo quando se junta uma grande quantidade de poeira por cima ou quando o sol queima a área do reflexo.

Algumas vezes capturamos a imagem do outro tão nitidamente que chega a ser maior que a pessoa original. Isso nos dá o direito de sermos o outro por um tempo. De nos apossarmos de suas características, de suas opiniões e manias, de fazermos de nós o outro ideal. O outro que sempre concorda conosco e nos faz sentir diferentes em frente a terceiros.

Ao se aproximar demais de alguém e passar algum tempo assim, você acaba descobrindo que consegue se ver no outro, apenas algumas partes, nunca você é perfeitamente e inteiramente refletido. Ao se aproximar um pouco mais e encostar o ouvido no vidro frio, você consegue ouvir alguém lá dentro. Um som abafado que espelho nenhum no mundo consegue refletir. E esse alguém lá dentro sabe que o espelho funciona como um daqueles vidros de delegacia, onde é possível ver o outro lado sem se expor, e ele é o responsável pela individualidade de cada pessoa, é ele que grita para a casca espelhada o que deve ou não ser mostrado para o lado de dentro quando se está sozinho no escuro.

E foi esse homem feito de espelhos que me ensinou mais sobre as minhas relações humanas, em como se deve medir a proximidade com as outras pessoas para evitar ser refletido e ouvido. Esse homem me mostrou quem eu devo refletir e em que escala. E me disse que muitas vezes eu devo calar quando a coisa que ele mais mostra sou eu gritando.

Prefiro a segurança de meu mundo particular. Por mais que lá dentro seja um inferno de ecos e cacofonia. Quanto mais um grito ecoa mais ele perde a força e, se ouvirem, será apenas um suspiro já sem energia.

[Peço desculpas aos que chegaram até aqui acreditando que eu realmente tive esse sonho. Inventei tudo isso porque precisava de algo inexplicável que desse credibilidade a algo parcialmente insano]

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Composição.txt




















Composição criada para o fabuloso projeto hipotético paralelo Violão de Sopro e Flauta de Seis Cordas.

Nunca
foi musicado oficialmente e hoje me sinto na necessidade de abrir essa letra ao público.

A letra conta uma bela e platônica história de amor entre um nerd e uma cult, contada pelo nerd em questão. Quaisquer dúvidas sobre os termos nérdicos, o nerd mais próximo de você poderá explicá-los (ao menos 80% para os true nerds).

Composição.txt

Passei uma noite acordado
Somente tentando te ver
Javascript tava bugado

Seu perfil ninguém iria ler

Você me aceitou como amigo

Isso não era pra qualquer um

Estava com meu fake de Chico

Sua beleza me deu stun


// Refrão

Foi amor à primeira vista

Quando te encontrei no orkut
Parecia coisa de revista

Eu, um
nerd, e você tão cult

Falhei no teste de vontade

Logo você me dominou

Não use Visão da Verdade
Deixa eu ser seu Michael Foucault


Hoje eu estou na sua lista

Vou já declarar meu amor

Mas você é tão narcisista

Minha pequena Toreador


Refrão()

Eu me preparei por um mês

Me dediquei tanto à arte,
Mostras de cinema francês

Bem melhor enfrentar o Tarrasque


E agora eu digo o seguinte:

"Seu olhar tem efeito vorpal

Você tem carisma vinte"

Não sei porque se sentiu mal


Refrão()


Parece até enrolação eu ter colocado essa composição aí. Fica com a maior cara que eu não tinha o que escrever e não queria deixar o blog parado por mais tempo.

Meu Oscar para você. Era isso mesmo.