domingo, 27 de abril de 2008

Teoria Auto-Enganatória da Auto-Promessa



Promessa é uma coisa complicada. Você sempre promete algo pensando em alguém, sempre se quer o melhor para a pessoa alvo da promessa. Mas, e quando a pessoa alvo da promessa é VOCÊ!!?

Identificaremos os participantes de uma auto-promessa da seguinte maneira:

Você
- quem fez a promessa.
Você - alvo da promessa.

Você quer mudar, Você quer melhorar algo na sua vida para que Você não se sinta chateado com alguma atitude (ou a falta de uma) que Você costuma tomar (ou nunca tomar).

[Domingo chuvoso é mesmo o melhor dia para escrever, o intimismo e o tédio que circulam nesse dia fazem com que você (sem relação com o post) escreva mais à vontade, só falta faltar energia.]

Então Você faz uma promessa pra deixar Você mais orgulhoso. Nada melhor que uma boa massagem tailandesa no ego para fazer uma pessoa se sentir melhor quando um você dela toma alguma atitude para melhorar algum aspecto de sua vida (e não o mundo, que fique claro).

[A palavra "jegue" exprime muito melhor seu sentimento sobre alguma coisa bastante ridícula do que qualquer "ridícula", "remosa" ou "estranha".]

Mas... como nem tudo no mundo são flores, surge uma eventual possibilidade de quebrar essa promessa, seja ela por mudança de prioridades, comodidade, falta de saco ou qualquer outro motivo semi-injustificável para Você. Mas Você entende Você como você jamais entenderia. O grau de auto-conhecimento que uma pessoa possui é o suficiente para saber auto-argumentar e saber como Você pode convencer Você de que desistir da promessa não é uma coisa tão ruim.

Pense bem[quanta exigência]: Se Você tivesse feito uma promessa a alguém e a quebrasse, alguém ficaria triste/decepcionado por Você ter quebrado a sua palavra. Mas a promessa foi dirigida a Você. E Você não se chatearia porque Você entende que quebrar a promessa foi o melhor que Você tinha a fazer no momento. Você sabe exatamente o que Você quer ou precisa ouvir para que sejam amenizados os fatores da quebra da promessa.

E como Você lidaria com o fato que está com Você toda hora?

O melhor mesmo é perdoar e ser feliz.

[A vida é bem mais bela com mixagem e 2.1 canais de áudio]

Lembre-se: quando não quiser fazer algo que seja importante, prometa a si mesmo que irá fazê-lo e não sinta remorso.