domingo, 30 de março de 2008

Filosofia de porta de igreja




[Haja pretensão... chamar isso de filosofia?]



Uma breve história sobre como o homem (e a mulher) veio parar aqui:
Deus estava de saco cheio no seu Parque dos Dinossauros e resolveu que era melhor assistir Faustão. Criou os homens (e as mulheres), os sacudiu na Terra e então se seguiu um breve diálogo.

Deus: - Pronto.
Adão: - Pronto o quê? Não tem nada para se fazer aqui.
Deus estalou os dedos e uma luzinha azul foi até Adão: - Agora você pode fazer o que quiser, na hora que quiser e se quiser, e o nome disso é Livre Arbítrio. Mas na União Soviética o que quiser faz VOCÊ!!
Adão: - Sério? O que eu quiser mesmo?
Deus: - Um hum... - e desapareceu em Fade Out.
Eva: - Adão, eu ouvi ele dizendo "a-ha! Só quero ver a merda que isso vai dar".
Adão: - Relaxe, tá de TPM é?
Eva: - Não. Acredite e pense bem, que ser incapaz de se reproduzir sexuadamente daria o mundo todo para a gente fazer o que quiser sem esperar nada em troca? É óbvio que essa coisa de Livre Arbítrio tem alguma sacanagem envolvida. Aposto que se a gente fizer algo que Ele não goste, vamos diretinho para o Inferno. Então vamos tratar de...
Adão: - PUTA QUE PARIU, MULHER! CALA A PORRA DESSA BOCA E VAI BUSCAR LOGO A MERDA DA MAÇÃ QUE EU TE PEDI HÁ QUASE MEIA HORA!
Eva: - Tá bom.
(...)

O que aconteceu de lá pra cá todo mundo sabe: sumérios, Egito, Império Romano, Idade Média, da Vinci, Revolução Industrial, Copa do Mundo, Saddam Hussein enforcado no youtube, blablabla...

[Parece que organizar os favoritos ou a área de trabalho é uma tarefa que nunca vou conseguir realizar por pura preguiça]

A grande questão envolvida é que Deus nos disse que podíamos fazer qualquer coisa, cabe a nós julgarmos o que é certo e o que é errado, mas Ele, Pedro Bial no divino Big Brother, pode nos mandar para o paredão do Inferno caso pequemos.

Pecado? É. Apareceram novas regras no jogo, não cometa pecados, não queira ir para o Inferno. A única decisão do homem é fazer o que bem entender ou ir conversar com Satanás. Do Livre Arbítrio nos restou o Arbítrio.

[Teoria de interrupção: sem música você escreve menos e fica olhando mais o resto da internet]

E das coisas que nos sobram para arbitramos poucas escolhas são possíveis. O ser humano não tem tantas opções quanto acredita ter. "Não quero fazer nada hoje, e amanhã, quando eu acordar, vai ser um ontem novamente", "quero teleportar para não ter que pegar sol/ônibus na rua", "quero que essa pessoa seja torturada com uma furadeira" são apenas algumas das impossibilidades que todos nós possuímos. Não temos o poder nem para fazer apenas as coisas arbitradas por Deus, e aposto que o primeiro que conseguir voar ou soprar no barro criando a vida vai ser preso por realizar magia negra e pecar contra o Criador.

No final das contas, nosso Livre Arbítrio não é Livre, é ridículo e limitado.

Então lembre-se: nunca faça nada que pareça impossível sem antes falar com a Produção, não peque, não fale francês em público ou cometa outros atos pecaminosos.

A parte boa de ir para o Inferno é saber que seus melhores amigos estarão por lá e você não ficará sozinho. Ir para o céu e passar o dia tocando harpa com virgens? Deus me Livre do Arbítrio!